Como profissionais da saúde, devemos apoiar, educar e fomentar práticas, permitindo que cada mãe siga a jornada da amamentação com confiança, respeitando o tempo único de cada criança, nutrindo não apenas seus corpos, mas também seus corações. Mas como incentivar as mães a amamentar por mais tempo?
— INFORMAÇÃO:
Ter conhecimento de verdade é fundamental para as mães compreenderem a importância do aleitamento, para se prepararem, entendendo o processo, e para saberem, de antemão, as dificuldades que podem surgir – além de como preveni-las e resolve-las ou onde buscar ajuda.
— REDE DE APOIO:
Amamentar um bebê não é só função da mãe. Para que o aleitamento dê certo, a mulher precisa de suporte, sobretudo da família. E é essencial que essa rede de apoio compreenda a importância disso e as formas efetivas de ajudar.
— PROFISSIONAIS CAPACITADOS:
Contar com profissionais (médico obstetra, pediatra, enfermeira) que ofereçam informação, assistência e estímulo à amamentação, atualizados com práticas baseadas em evidências, faz toda a diferença.
— SUPORTE NO TRABALHO:
A volta ao trabalho é um dos momentos mais delicados e, em muitos casos, leva à interrupção do aleitamento. Por isso, a proteção com leis e iniciativas voluntárias, por parte das empresas e do governo, é fundamental. Jornadas flexíveis, remotas ou com menos horas, garantia de uma sala adequada para extrair e armazenar o leite, a possibilidade de alguém da família levar o bebê até a mãe para que ele seja amamentado… Tudo isso ajuda!
#AgostoDourado Mês dedicado ao incentivo à amamentação
Dra. Sofia Amaral
Pediatra | Divinópolis/MG
CRMMG 61789, RQE 36035
Gostou do conteúdo? Me siga no Instagram ou entre em contato pelo Google!